Como Transformar Insights de Pesquisa em Produtos, Funcionalidades e Hierarquia de um Site?

Verônica Carneiro
3 min readApr 1, 2021

A pesquisa é uma das primeiras etapas de qualquer projeto de design de produtos, de modo que serve para compreender o público alvo, criar personas, entender o contexto do negócio, seus principais problemas, criar uma proposta de valor e pensar na jornada do usuário ou cliente. Mas, como os resultados da pesquisa podem gerar produtos, funcionalidades ou mesmo uma hierarquia no site ou aplicativo?

Nem sempre a resposta a essa pergunta é óbvia, por isso, através de um estudo de caso baseado na minha experiência de redesign de site para uma ONG na qual sou voluntária e em algumas pesquisas, fiz uma lista que pode te ajudar nesse processo.

  1. Formulários de pesquisa com objetivos bem definidos

Como é feito comumente, aplicamos um questionário quantitativo (google forms) e depois uma entrevista. Entretanto, se não tivermos muito claro quais são os assuntos, que se deseja investigar com aquela pergunta, não será possível chegar a uma conclusão. Quando se define bem os objetivos de cada pergunta, pode se ter uma noção se suposições estavam ou não corretas.

Nas entrevistas os objetivos são ainda mais fundamentais, pois se tem a possibilidade de se investigar mais a fundo o usuário (pertencente ao público alvo) e constatar incoerências de falas (sim, as pessoas não fazem o que falam, portanto sempre busque por contradições em entrevistas).

2. Anotar as Oportunidades nos relatórios de pesquisas

É muito importante essa etapa, pois já estimula a sua mente a buscar observações, padrões, dores, anestésicos e oportunidades de melhoria e de negócios. Os relatórios de pesquisa devem conter as informações das pesquisas quantitativas, qualitativas bem como do Hotjar e Analytics, caso seja um site que já esteja no ar. Ao se reler o relatóro ou analisar os dados se pergunte: o que há de comum entre a pesquisa quantitativa e qualitativa? Quais são os problemas mais recorrentes? Quais são os hábittos de consumo mais comuns?

3. Apresentação dos Resultados da Pesquisa

É muito importante criar um documento de apresentação para o time, que não participou das pesquisas. Ao criar uma apresentação somos forçados a organizar e analisar nossas ideias, aprendizados e resultados, o que por consequência, acaba gerando insights. Se for possível utilize algumas técnicas de UX Writing para os relatórios das entrevistas (como a tag cloud), isso vai te ajudar a identificar padrões de palavras repetidas nas entrevistas, e com isso entender melhor o contexto. Um exemplo de apresentação dos resultados de pesquisa.

4. Canvas da Proposta de Valor

Ajuda a caracterizar e identificar o que era mais importante para os usuários, de acordo com a pesquisa. Quais eram suas principais dores, como eles lidam atualmente com elas, quais são seus desejos e suas faltas. Nesta etapa já é possível vislumbrar a possibilidade de criar novos produtos e funcionalidades, que possam atender as dores ou desejos dos usuários.

Além disso, ao utilizar esse canvas, fica mais fácil transformar a proposta de valor em uma frase curta, que deve ser usada no site, podendo gerar uma microcopy (pequeno texto usado para aumentar as vendas).

5. Hierarquia

Pronto, já identificamos os insights de pesquisa, transformamos eles em produtos ou funcionalidades, mas como fica a hierarquia? A hierarquia deve refletir os produtos e funcionalidades que possam gerar maior engajamento do usuário. Ou seja, temos que dar um peso maior para a tipografia, cores e tamanhos dos elementos, para os produtos e funcionalidades mais desejados dos usuários, de acordo com os resultados da pesquisa. Exemplo de hierarquia de acordo com a pesquisa

As pessoas escaneiam as paginas de um site, antes de decidir se permanecerão nela, e isso acontece em segundos. Portanto, os principais produtos e funcionalidades devem estar no topo da página, organizadas de acordo com a sua importância, com cores e elementos que chamem a atenção dos usuários, com bons contrastes de cores, uma linguagem e uma paleta de cores correspondentes com o que a marca deseja passar.

Essas sugestões não tem a intenção de limitar o assunto, são apenas algumas das muitas possibilidades de aplicação da pesquisa de product discovery.

Muito obrigada por ter lido este artigo, espero ter ajudado e adoraria saber a sua opinião.

--

--